domingo, 20 de setembro de 2009

Curiosidade - Por trás dos panos...

HELLO!

Olá pessoal, o post de hoje irá tratar de um assunto bastante interessante, a equipe que trabalha por trás do jogo para deixar tudo mais bonito! Não entendeu? Bem, nem eu entendo muito, porém chamei novamente a minha equipe, eu na parte de pesquisa de campo, Chuck Norris e MacGyver na extorsão pessoal e alguns contatos imediatos de terceiro grau (via twitter). Infelizmente o nosso maior nome Chuck Norris está em gravação, filmando o "Vôo do Dragão II - O retorno de Bruce Lee", e não poderá nos ajudar como no post sobre os GMs.

Para Asda Story "nascer", um espermatozóide fecundou o óvulo, no ato da relação sexual para gerar um feto... Bem, basicamente é isso, só que não é tão simples como fazer um filho. No mundo moderno os jogos são feitos quanto à coorporação, ou seja, não existe uma ou duas pessoas que fazem um jogo e sim uma empresa, no caso de Asda Story foi a MaxOn Soft. Pesquisando, eu e MacGyver vimos que existem cinco etapas fundamentais para a criação de um jogo (seja ele online ou não).

Roteirista - É o camarada que escreve a história do jogo, antes do jogo nascer ele deve nascer na cabeça de alguém. Quando a história do jogo é passada para o papel, é definida se o game será um sucesso ou um fracasso, se vai dar lucro ou será apenas mais um projeto de gaveta. Para lêr a história Asda Story clique na figura abaixo.






Game Designer - É o responsável por agrupar as idéias do roteirista e dar forma ao jogo, basicamente, define o sistema de regras, as reações que são geradas a alguma ação do personagem. É uma função básica, porque não adianta o jogo ter uma história envolvente e original se o Game Designer não souber como expressar tudo o que está no papel.


Programador - Esse é exatamente aquela imagem que vem a sua cabeça quando pensa em criação de jogos, um nerd de óculos fundo de garrafa, narís grande, camisa xadrês e calça menor que sua perna. Não querendo sacanear os programadores, mais esses são os caras que entendem tudo de binário e linguagens de programação. Ele que faz com que a história do roteirista e o modelo de jogo do game designer passem para sua tela, porém passará somente em forma de códigos e mais códigos. Essa etapa é primordial que não existam erros, por que aí vai complicar a vida do nosso próximo profissional.


Artista - Chegamos na parte cultural da equipe, os artistas são os responsáveis pela ilustração e modelagem 3D dos personagens. Os ilustradores criam no papel, os personagens do jogo (NPC's, Monstros, Characteres e etc), cenários e tudo que se pode ver na tela, e passam para os moderadores 3D, que colocam tudo no computador usando os dados que o programador passou para eles. Depois dessa etapa o jogo está concluído e vamos para a última parte.


Teaser - Essa é a melhor função da criação do jogo (na minha opinião), o cara tem que jogar, jogar, jogar, jogar e jogar. Quando ele cansar ele joga mais um pouquinho. O teaser tem que ficar jogando exaustivamente, pra ver se o jogo não tem erros de gráfico, bugs, falas e etc... Se algum erro é encontrado e passado para o programador que trata de consertar o mais rápido possível, para que finalmente o jogo chegue ao mercado. Os selecionados para o Closed Beta do Asda Story Brasil fazem uma figura de teaser final, que tem como objetivo testar a capacidade do servidor e bugs coletivos.


Esses são os que trabalham e cada função deles, cada grupo pode ter apenas um profissional ou cem, tudo depende do jogo e da empresa para contratar funcionários. Além desses cinco grupos principais, existem alguns outros não citados como por exemplo os dubladores, que no caso do jogo Kick Off, tem falas em português. Pronto, o jogo está feito, depois de todo esse processo de criação poderemos ver o jogo da seguinte forma (para ver as imagens em tamanho real basta clicar em cima):


Client (gringo):




Tela de Login (gringo):




Mundo dos sonhos (gringo):



E esse é o final de mais uma matéria, texto 100% feito por mim, então se quiser usurpar terá que sofrer nas mãos do DEUS METALLLLLL, imagens do jogo também tiradas por mim, meu char no primeiro dia de jogo, rsrs... Os marcianos eram os responsáveis pelos nomes dos criadores de Asda Story, porém eles usam Speedy e ficaram sem acesso a rede por tempo indeterminado, por isso fico devendo essa informação.

Grande abraço e até a próxima matéria.

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